quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Pesquisa in loco Museu de Araranguá

   O passado é sempre referência para o futuro e na moda não podia ser diferente; nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Logo, tudo que existe provém de matéria preexistente, só que em outra forma, assim como tudo o que se consome apenas perde a forma original, passando a adotar uma outra. Temos que olhar parar o passado para ter uma inspiração. Aquele babado que a vovó usava que no tempo da sua mãe era careta, na de sua filha pode ser o que estará em alta.   
   A exposição " Memória Visual e Musical, Registros de Um Tempo" apresentado pelo Museu de Araranguá traz na esfera fotográfica  câmeras fotográficas de diversas décadas, inclusive uma da década de 1940, monóculos e ainda conta uma pouco sobre a história de José Genaro Salvador, o primeiro fotógrafo profissional de Araranguá. José Genaro ainda fabricava suas maquinas  e outros objetos utilizados em sua profissão. Para revelar as fotos necessitava ir até Porto Alegre RS , que até serem reveladas demorava de 30 a 40 dias.
  Já na ilha do cinema objetos reais do Cine Roxy como arandelas, balcão de baleiro, poltronas e a bilheteria são os principais  objetos da exposição. Sessões de cinema também nos mostra mais sobre a história de Cine Roxy.
  A música também ganha seu espaço. Instrumentos como violoncelo, violino e até um serrote  tocado por Saul Fidellis, rádios antigo, indumentárias s e perfis com artistas compõem a mostra.
   O museu acaba sendo uma grande fonte de inspiração. Tantos objetos, tantas histórias e tantas formas. Viajamos para um tempo não muito distante mas bastante diferente. Um desfile em um museu seria algo bastante emocionante. Trazer o passado com os toques do futuro é algo intrigante e bom. Mostrar o rapaz da foto que era apenas uma criança na época e agora já é um senhor de 90 anos. Fazer aquela antiga banda de se encontrar novamente, agora numa passarela. Muitas inspirações passam pela mente ao entrar em um museu. Algo que para alguns é tão desinteressante mas para outros tão emocionante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário